Jardim de Infância

Valência de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Sintra, que se destina a cooperar com os pais na educação dos seus filhos, tendo como principais objetivos criar ambiente e meios que proporcionem uma aprendizagem e um crescimento saudáveis.

As instalações do Jardim de Infância do Banzão foram doadas à SCMS em 1983 pela escritora e professora Dra. Maria da Luz Sobral, com a condição de aí se instalar uma valência de apoio à infância. Assim, o equipamento foi inaugurado no dia 1 de fevereiro de 1984 com uma sala de Jardim de Infância, num pavilhão pré-fabricado construído de raiz para o efeito, junto da vivenda doada. Posteriormente abriu-se uma sala de creche na vivenda. Ao longo dos anos têm-se executado obras de ampliação e melhoramento, quer na creche, quer no pré-escolar. No ano letivo de 2006/2007, a creche deixou de funcionar neste equipamento, mudando para a Praia das Maçãs para novas instalações.

Localizado numa zona rural, com paisagem de serra e mar, tem um ambiente aprazível ao crescimento saudável das crianças com diversas potencialidades para o desenvolvimento de atividades de exterior, como a atividade de praia na época balnear. O equipamento tem uma capacidade de 60 crianças em três salas de pré-escolar.

Destinatários: crianças dos 3 aos 5 anos

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira das 7h30 às 19h00

Atividades: passeios mensais, Motricidade e Jogo, Horta Biológica, Quintinha Pedagógica, Inglês, Expressão Musical, Natação, Yoga e Judo.

Serviços: refeições, transporte e apoio social e psicológico. 

Localização: no percurso de ida para a Praia das Maçãs, antes de chegar à Adega Regional de Colares, virar à direita a seguir ao BCP de Colares e depois virar na 1ª rua à esquerda.

 

  

 

Serviço de Refeições

“A alimentação escolar tem uma importância fundamental para um bom desenvolvimento e crescimento das crianças. É na escola que os alunos passam grande parte do dia tomando aí várias refeições e, para tal é necessário incutir logo desde pequenos bons hábitos alimentares.

As ementas das valências da infância da SCMS foram elaboradas tendo em conta as necessidades nutricionais das crianças e a importância de uma alimentação saudável, no que diz respeito à variedade, qualidade e quantidade dos alimentos utilizados.

Uma alimentação saudável vai influenciar de forma determinante o desempenho a nível escolar e a saúde futura das crianças, podendo vir a prevenir o aparecimento de doenças ao longo da vida (…).”

Jacinta Freire (nutricionista voluntária da SCMS)

Consulte as ementas na seção da Secretaria

 

Sistema de Gestão de Qualidade

Tendo como objetivos a melhoria contínua dos serviços prestados e o cumprimento dos requisitos propostos pelo Instituto da Segurança Social (ISS), os equipamentos de Infância da SCMS têm vindo implementar um Sistema de Gestão de Qualidade.

Este Sistema é baseado no Referencial de Qualidade do ISS e tem contribuído para a melhoria das práticas pedagógicas, organização e funcionamento dos equipamentos. Foram definidos e implementados procedimentos e formulários para os seguintes processos chave:

 

O referencial de Qualidade foi produzido pelo ISS para a valência de Creche. A SCMS adaptou este modelo à valência de Pré-Escolar, implementando boas práticas transversais a todo o equipamento.